A vida profissional do jovem iniciou quando ele completou seus 15 anos de idade. Naquela época ele já podia ter carteira profissional assinada. Após um período de atividades como jovem aprendiz, foi indicado para empregado de uma empresa comercial.
As atividades exercidas até então, eram apenas um ensaio para se acostumar com horários de trabalho. Também interagir com outras pessoas para desenvolver capacidade de se relacionar na vida profissional. Dentre tais atividades exerceu funções como vendedor, etiquetador, ajudante em artesanato produzindo peças e atendimento ao público, e digitador de dados em computadores.
O Jovem se apresentou na empresa em que foi indicado e apresentado aos dirigentes, que eram os próprios proprietários. Considerando que era muito jovem ainda, não tinha muito senso crítico para analisar a oportunidade com mais detalhes. Apenas aceitou a indicação e aceitou o trabalho.
O trabalho era como auxiliar de vendas em uma loja de artigos para artesãos, fabricantes de sapatos, bolsas. Vendia produtos de couro, tinturas, tintas e ferragens para sandálias, etc. Realizava a atividade atendendo os clientes no balcão da loja, anotando e separando os artigos que cada cliente solicitava. De depois da conferência do gerente da loja, embalava tudo para viagem e entregava ao cliente.
Era uma quantidade considerável de artigos, miudezas para acabamentos, tintas, borrachas e muito mais coisas usadas na fabricação de sapatos em geral e bolsas. Para facilitar a vida profissional, tinha um catálogo com todas as informações de cada produto, para que todos os atendentes se baseassem nos mesmos valores e quantidades.
Umas das coisas boas vividas pelo jovem, foi que o patrão, que era um senhor de aproximadamente 65 anos de idade, além de um ótimo comerciante, ele era um ótimo professor. Durante o expediente diário, aquele homem fazia cálculos matemáticos usando apenas a cabeça, ou seja, ele não precisava usar as máquinas calculadoras disponíveis para todos.
Ele também dava ótimo exemplo sobre como lidar com seus clientes, tratando-os com simpatia e generosidade. Conversava com todos, dava boas dicas de produtos, contava histórias de vida, e de vez em quando, ele presenteava os clientes com brindes que todos gostavam de receber.
O horário de trabalho se iniciava bem cedo. O jovem tinha que chegar na loja às 7 horas da manhã, todos os dias. A primeira tarefa do dia era organizar os produtos nas prateleiras, e aqueles que normalmente ficavam em pallets, por serem peças grandes, e não cabiam em estantes como os artigos menores.
Tudo tinha que ficar bem organizado para que os clientes pudessem escolher seus produtos preferidos. Alguns produtos ficavam dentro do balcão de atendimento, pois eram miudezas e quem os pegava eram os próprios vendedores.
Um dos principais desafios era permanecer em pé o dia inteiro, podendo descansar em breves intervalos para o café e para o almoço. Sobre o relacionamento interpessoal com os demais funcionários, era tranquilo, embora às vezes alguns tinham que se explicar com o outro diante de algumas condutas.
Trabalhar naquela empresa foi sem dúvida uma ótima oportunidade para se iniciar a vida profissional para aquele jovem, considerando que teve aprendizados significativos sobre como organizar as coisas, manter o ambiente limpo, precificar os produtos, interagir com os demais funcionários, aprendendo o que fazer e também o que não fazer.
No ano seguinte, o jovem preferiu trocar de empresa, e foi trabalhar em outra loja do mesmo ramo comercial, na modalidade salarial mista, almejando uma remuneração maior, diante de sua experiência adquirida na loja anterior.
A mensagem principal aqui é registrar a imensa importância daquela oportunidade na vida profissional do jovem. E também agradecer aos que lhe deram a oportunidade, sendo um tio materno que o ensinou o trabalho e o apresentou para os empresários que o contrataram a título de oportunidade e pela confiança que tinham no tio que era cliente da loja há bastante tempo.
você pode gostar também:
Uma oportunidade incrível de conhecer pessoas e colaborar com a realização do evento Organizar o…
Como usar a bike para se distrair com sua turma de amigos Pelos idos de…
Como se divertir com seu cachorro Sobre a diversão dos cachorros, venho relatar como se…